Monday, February 27, 2012

Dica de livro para NÃO comprar e ler


Houve uma época que a Nayazinha estava com o soninho meio conturbado. Como eu estava preocupada, comprei uns livrinhos sobre o assunto, mas nem bem tinha começado a ler, ela melhorou. Como o dia a dia é muito corrido, acabei deixando esse livros de lado. Nesta semana um dos livros - o "Nana Nenê - como resolver o problema de insônia do seu filho", da Editora WMF Martins Fontes, escrito pelo Eduard Estivill e Sylvia de Bejar - caiu na minha mão e eu resolvi dar uma espiadinha e levei um susto!

Dei de cara com os autores chamando o nosso filho de "pestinha" e dizendo que devemos deixá-lo chorando no quarto pois "o problema é dele" (ambos na página 64). Nunca imaginei que alguém que pretende ajudar o pai e o filho diria coisas assim!!! Fiquei tão chocada que parei de ler na hora (não vou perder o meu tempo para continuar a ver a minha filhinha ser ofendida, né?). Saí correndo e desabafei em uma resenha para o site da Livraria Cultura. Postei lá, mas sinceramente, não sei se eles vão aprovar... Então resolvi postar aqui também a minha indignação:

AVALIAÇÃO: PÉSSIMO!

Livro ofensivo e equivocado
É absurdo que o pai preocupado com o sono do seu filho tenha que ler um autor chamando seu filho de "PESTINHA" (pág. 63) e diga que você deve deixá-lo chorando sozinho no quarto, pois o "PROBLEMA É DELE" (pág. 63).
Isso é uma falta de respeito e sensibilidade com os pais - que compram o livro em um momento delicado e só querem criar bem os filhos, com muito amor e sem traumas - e com os bebês - que, se estão passando por um distúrbio de sono, merecem ser acolhidos e tratados com respeito. 
Uma pessoa que xinga o seu filho e incentiva que você o deixe chorando sozinho assustado e vomitado no quarto não merece o seu respeito e muito menos que você gaste um centavo na compra de seu livro! 
Acho que a editora publicou este livro sem prestar atenção a seu conteúdo!


Há um tempo eu já tinha comentado com um amigo, o Jorge, pai da Zoezinha (aquela da dica do chapéu com proteção UV, lembra?), que tinha comprado esse livro e ele torceu o nariz e me disse que o livro era uma porcaria. E é mesmo! Além desses absurdos ofensivos eles ainda falam outras besteiras insensíveis e completamente sem sentido. O trecho abaixo é um exemplo:

"um de vocês pode escolher um boneco que o menino já tem e lhe dar um nome - por exemplo, Chiquinho -, dizendo: "A partir de hoje, seu amigo Chiquinho sempre vai dormir com você." É importante que o boneco seja escolhido pelos pais (...) Não podemos permitir que seja a criança que nos diga como as coisas devem ser feitas. (...) Mesmo se seu filho já for maiorzinho, não caiam na tentação de deixar que ele faça a escolha." (pág 57)



Acho que esses autores nunca ouviram falar da importância e real função de um objeto de transição! E nunca souberam que é a criança que escolhe o seu objeto de transição e mais ninguém! Imagina o sucesso: tire da criança o seu querido objeto e escolha você (sem nenhuma participação do seu filho) um novo objeto e convença-o a dormir bem, sozinho, sem os pais e com o novo e estranho objeto na caminha!

Eu poderia ficar mais algumas horas comentando ponto a ponto os problemas desse livro, mas acho que vou poupá-los disso e dizer simplesmente:
Não comprem/leiam esse livro! Não percam seu tempo e não corram o risco de aplicar essas ideias absurdas com seus filhinhos! Todos queremos proporcionar boas noites de sono (para eles e para nós), mas não desse jeito, né?

Nayá, ficando mais querida a cada dia!
Como nossos filhos não são "PESTINHAS" e nunca, nunca, nunca, nenhum "PROBLEMA" que eles enfrentarem na vida serão só "DELES", certamente esse livro não se dirige a nós e nossos filhos!



6 comments:

  1. Natalie, esses dias topei com os vídeos deste método Estivill. Também quero escrever sobre isso, como um alerta para as mães, pois é assustador! E tu imaginas o que acontece na cabeça de uma criança que é deixada chorando... Ou ao se dar conta que o tal bonequinho é mais próximo, mais "de fé" do que seus pais. É muita crueldade! Parabéns pelo post! bjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. É mesmo! E se você for ver, Aline, esse livro já teve mais de 1 milhão de cópias vendidas! Pobres criancinhas! Mas é muito bom encontrar pessoas que pensam como nós para podermos trocar figurinhas, né?
      um beijo!

      Delete
  2. Que livro mais absurdo!!!! Eu sou psicologa e desprezo totalmente uma autora desse tipo, e que editorazinha que não analisa direito o material que publica, hein?

    Bjs
    Thata :D


    Visitem meu blog! http://noforninho.blogspot.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thata, adorei o seu blog. Quentinho, recém saído do forno! Ou recém entrando o forno, né? Hehe!
      Muito Boa sorte! Beijos!
      Ah! Continue acompanhando o Zigzola, que continuarei postando dicas legais para grávidas!

      Delete
  3. Natalie, acabei de conhecer o seu blog e adorei as dicas. Estava olhando todas as dicas quando me deparei com o link do livro e pensei "que decepção, será que ela gostou desse livro???" e foi uma grata surpresa quando vc recomendou que NAO comprar. Eu ja tinha lido o livro quando a minha pequena comecou com problemas para dormir e me assustei. Parece que o livro e muito conhecido nos Estados Unidos, mas por aqui nos foruns de dicussao de maes é uma unanimidade que ninguém gosta! A minha pequena acordava de hora em hora durante a noite dos 3 aos 7 meses...mas eu descobri que ela so queria que a mudasse de posicao no bercinho e ela voltava a dormir. A partir dos 7 meses ela ja dormia a noite inteirinha.

    Glau- sp

    ReplyDelete
    Replies
    1. Glau! Que bom saber que as brasileiras não estão gostando! Assim menos bebês correm o risco de ser desrespeitados e negligenciados por pais que seguem os conselhos desse livro.
      Obrigada pela informação! Que bom que a sua filhinha dorme bem! Beijos!

      Delete