Sunday, February 5, 2012

O que é Zigzola


"Zigzigzigzola, eu quero virar uma bola!” Essa é uma brincadeira que faço com a Nayá. Uma de suas preferidas, daquelas que afastam o mau humor, sabe?

O Zigzola é um clássico na minha família. A criançada toda sempre adorou. Quem fazia essa brincadeira conosco era quase sempre a minha mãe, a Marisa.

O Zigzola se trata de uma simples brincadeira de cócegas (cosquinha!), acompanhada de uma musiquinha. Para brincar colocamos a criança ou o bebê deitadinho, de barriga para cima e sentamos na sua frente. Pegamos cada pé com uma mão e vamos “pedalando” as perninhas enquanto cantamos “Zig zig zig zola, eu quero virar uma bola!”. Logo depois continuamos a cantar escolhendo uma parte do corpo boa de fazer cócegas, por exemplo a barriga, ” Zig zig zig ziga eu quero virar uma barriga!!!” e nessa hora enchemos o pequeno de cosquinha!! Quando ele parar de rir, vamos para a próxima parte do corpo, sempre fazendo a rima com a parte final da palavra escolhida: ziga-barriga; zaco-suvaco; zé-pé; zoxa-coxa; zum-bum bum e por aí vai. No final, se der, claro, fazemos um pout-pourri com o “Zig zig zig zudo eu quero virar…. Tudo!!”, fazendo uma grande festa com cosquinha geral, passando por todas as partes que citamos antes. É muito bom!

Eu lembro da sensação de receber essa brincadeira da minha mãe. Ficamos numa ansiedade, sabendo que a cosquinha está por vir, tentando descobrir aonde será. Comecei a fazer essa brincadeira com Nayá quando ela tinha uns 7 meses. Não fiz antes porque tinha me esqucido dela. Quem me lembrou foi a minha prima, a Dkyinha, que bom! Me surpreendi porque ela gostou logo de cara! Rapidamente entendeu o sistema e quando vinha a segunda parte, quando puxamos o “eu quero virar umaaaaaaaa…” para logo dizer a parte do corpo, ela já começava a rir sozinha, sabendo que vinha festa! Morri de amor de ver essa reaçãozinha! E como é gostoso ouvir sua risada e vê-la se divertir! Suas partes favoritas do corpo para as cócegas são a barriga, as costelinhas, o suvaquinho, o papinho as coxinhas, o pé e o bumbum.




Além da festa que fazemos, essa brincadeira também é boa porque faz um alongamentinho nas pernocas dos pequenos, ajuda na consciência corporal, denominando as partes do corpo, estimula o tato, apresenta a rima e estimula a curiosidade! A minha Mãe, que é fonoaudióloga infantil das boas, inclusive comentou que na época em que a criança está aprendendo os nomes das partes do corpo é legal fazer em regiões que não necessariamente sentem muita cosquinha, como o braço, a cabeça, alternadamente com as partes de sempre. Assim apresentamos o pacote completo para a criança, né?

E o bom é que essa é uma brincadeira que podemos fazer desde bebezinhos até bem grandinhos. Lembro do meu irmão, o Renê, já pré adolescente, em um dos momentos bons de farras infantis, pedir o Zigzola pra minha mãe.

Espero que seus pequenos gostem!

6 comments:

  1. adorei essa brincadeira e ela se diverte muito hein

    ReplyDelete
  2. É muito gostoso mesmo, né? Ontem mesmo estava fazendo o Zigzola com a filhinha da minha amiga e ela gargalhava!!!

    ReplyDelete
  3. como sua filha é linda! essa risadinha é contagiante!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Sandra! Eu sou suspeita pra falar!!! Ficamos viciados na risadinha! Sorte que ela é uma menina muito bem-humorada e feliz!

      Delete
  4. Que coisa mais fofa a Nayá! Deve ser muito gostosa esta brincadeira. Vou fazer com o Ben. Adorei a ideia de teu blog de oferecer dicas práticas para as mães. Muito bacana! Bem-vinda à blogosfera! bjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Querida,
      Obrigada! Já adorava os seus posts! Agora vou conseguir acompanhar com mais afinco!
      #recomendo a todos: http://maternandoben.blogspot.com/
      beijos!

      Delete